A hepatite B é uma infecção hepática grave causada pelo vírus da hepatite B (HBV). Para algumas pessoas, a infecção por hepatite B se torna crônica, o que significa que dura mais de seis meses. Ter hepatite B crônica aumenta o risco de desenvolver insuficiência hepática, câncer do fígado ou cirrose, uma condição que inflama permanentemente o fígado.
A maioria dos adultos com hepatite B recupera totalmente, mesmo que os sinais e sintomas sejam graves. Bebês e crianças têm maior probabilidade de desenvolver uma infecção crônica (duradoura) por hepatite B. Se você estiver infectado, tomar certas precauções pode ajudar a evitar a disseminação do vírus para outras pessoas.
Os sintomas da hepatite B variam de leve a grave. Eles geralmente aparecem cerca de um a quatro meses depois de você ter sido infectado, embora você possa vê-los duas semanas após a infecção. Algumas pessoas, geralmente crianças pequenas, podem não apresentar nenhum sintoma. Sinais e sintomas da Hepatite B podem incluir:
Se você sabe que foi exposto à hepatite B, entre em contato imediatamente. Um tratamento preventivo pode reduzir o risco de infecção se você receber o tratamento dentro de 24 horas após a exposição ao vírus. Se você acha que tem sinais ou sintomas de hepatite B, entre em contato com seu médico.
A hepatite C é uma infecção viral que causa inflamação no fígado, às vezes levando a sérios danos ao fígado. O vírus da hepatite C (HCV) se espalha através do sangue contaminado.
Até recentemente, o tratamento da hepatite C exigia injeções semanais e medicamentos orais que muitas pessoas infectadas pelo HCV não podiam tomar por causa de outros problemas de saúde ou efeitos colaterais inaceitáveis. Isso está mudando.
Hoje, o HCV crônico geralmente é curável com medicamentos orais tomados todos os dias por dois a seis meses. Ainda assim, cerca de metade das pessoas com HCV não sabem que estão infectadas, principalmente porque não apresentam sintomas, o que pode levar décadas para aparecer.
Os sinais e sintomas da hepatite C podem incluir:
Se você sabe que foi exposto à hepatite C, entre em contato imediatamente. Se você acha que tem sinais ou sintomas de hepatite C, entre em contato com seu médico.